O SIGNIFICADO DA PALAVRA “GLÓRIA”

Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar (Êx 33:15).
A palavra “glória” em hebraico é kãbhôdh, que vem de uma raiz que significa dignidade, peso. Sua pronúncia lembra a da palavra “acabou” em português. No Antigo Testamento temos a história da mulher de Fineias, filho de Eli, morto numa guerra em que a arca de Deus foi tomada (1 Sm 4:12-22). Ela estava grávida e, ao receber a notícia, deu à luz um filho, a quem deu o nome de Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel” (v. 21).
Quando você tem a glória de Deus, assim como Sua presença, você tem dignidade e peso. Quando você fala, as pessoas percebem se você tem ou não dignidade, se tem ou não peso. Essa é a grande diferença. Algumas pessoas falam, mas suas palavras são levianas e não têm dignidade. Por isso precisamos viver mais na presença do Senhor, pois, quando isso acontece, além de dignidade, você recebe um peso, um encargo de Deus. Quando você tem comunhão com o Senhor, Ele mostra a você qual é o Seu desejo. Então você “deixa” a presença de Deus com um peso no coração, que é o que nós chamamos de encargo. Por isso aqueles que vivem na presença de Deus não podem viver sem encargo na igreja.

No Antigo Testamento temos clareza sobre a definição da glória de Deus, mais especificamente entre os capítulos 19 e 33 do livro de Êxodo. Ali vemos o desejo de Deus de fazer de Israel um povo de propriedade exclusiva Dele. Para isso Ele falava com Moisés de modo muito forte. A presença de Deus gerava temor naquele povo: “Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clamor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão” (Êx 19:16-19). 

Em outra passagem lemos: “E a glória do SENHOR pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; ao sétimo dia, do meio da nuvem chamou o SENHOR a Moisés. O aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel” (24:16-17).
Para o povo de Israel, a glória do Senhor aparecia como nuvem e também como fogo consumidor, por isso o povo tinha medo. Mas ela não se limitava à mera expressão de resplendor ou brilho, mas sim à presença de Deus! Quando o povo se rebelou na ocasião do bezerro de ouro, Deus prometeu abençoá-los, mas havia dito que não seguiria com eles pelo caminho (Êx 33:1-3). 

Moisés reagiu e não abriu mão da presença de Deus: “Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar” (v. 15). Precisamos aprender muito com Moisés. Qualquer coisa que você for fazer para Deus, faça antes essa oração a Ele: “Eu só vou se a Tua presença for comigo”. Isso é glória! É a presença do Senhor!
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários