Importância da Educação

 



No Brasil, cerca de metade dos desempregados são jovens com idade entre 16 e 24 anos. O fenômeno decorre de várias causas, com destaque para a falta de experiência profissional e baixa escolaridade. O maior acesso do jovem menos favorecido economicamente à educação tornará um pouco mais justa a disputa por um espaço no mercado de trabalho, já que são indiscutíveis as relações entre escolaridade e capacidade de obter um emprego e se manter nele. À medida que um jovem trabalhador se escolariza, ele se torna mais apto a conseguir um emprego e desenvolver um trabalho mais sofisticado, absorvendo inovação tecnológica, que é o segredo da produção com qualidade nos dias de hoje.

 Apenas 12% da população jovem 18 a 24 anos frequenta a universidade e, desse número, em torno de 40% está nas universidades públicas.
O aprendizado é algo que sem dúvida nos leva ao conhecimento de direitos que possuímos, é algo que teremos pela eternidade. Então uma simples reflexão nos leva a raciocinar sobre a educação oferecida pelo país, seja ela na mídia ou na sala de aula.

É de grande valia introduzir a alfabetização correta desde a infância. Passos básicos como o ABC e a leitura são de extrema importância para uma aprendizagem futura de sucesso e mérito. Crianças que aprendem a ler corretamente têm mais chances de lançar suas idéias no cotidiano social de uma população.
Investir na educação, ampliando vagas públicas e reforçando a qualidade do ensino, é o caminho para o avanço econômico e social do País.


Comentários