O cristão e a cidadania: O cristão está inserido no contexto socia


Do ponto de vista da fé, ser cristão, de fato, por si só já é sinônimo de diferencial, ou pelo menos deveria ser. Tanto que, referindo-se aos cristãos, o Senhor Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; (...) Vós sois a luz do mundo.” (Mateus 5.13,14) Observe que na argumentação bíblica, em ambos os casos, isto é, na condição de sal, bem como na de luz, os cristãos aparecem inseridos em um contexto, ou seja, estão contidos; portanto, fazem parte de um sistema complexo. Nos casos citados, na terra e no mundo. O meio em que vivem.

Nosso comentário deve-se à constatação de como alguns cristãos parecem não se enxergar dentro de um contexto social. A política, por exemplo, é um quadro clássico daquilo a que estamos nos referindo.

Desde que iniciamos esta coluna, temos examinado e refletido acerca da história política de Israel dos tempos bíblicos, e o quanto lhe custou, em determinados períodos, ficar omisso ou simplesmente ignorar este aspecto (política).

Ora, se o cristão é o sal da terra e a luz do mundo, por que não propagar seu brilho, sabor e perfume nesta área tão decisiva e que exerce influência direta na vida em sociedade?
Essa falta de entendimento e visão, provavelmente, levou o Senhor Jesus a mencionar metaforicamente algo notório em sua época, mas que também temos testemunhado nos dias atuais. Ele afirmou: “Porque os filhos deste século são mais sagazes (...) que os filhos da luz.” (Lucas 16.8) Jesus nunca Se excluiu do contexto político e social.

Não desperdice o seu voto. Use-o como ferramenta de construção de uma sociedade mais justa.

Comentários