O cristão e a cidadania: Os resultados das eleições


Os resultados de cada eleição, bem como os resultados de cada exercício de mandato eletivo, pressupõem o extrato da vontade e da qualidade de escolha dos eleitores. Os poderes executivo e legislativo são escalados pelo desejo da maioria dos eleitores.

Este ano as eleições serão municipais. Ou seja, nós eleitores escalaremos e votaremos nos candidatos para os cargos de prefeito e vereador. Esses cargos eletivos representam as esferas do poder público que em tese estão mais próximos do cotidiano das pessoas, já que seus mandatos são exercidos na cidade onde vivem os eleitores. Sim, pois todo eleitor deste pleito possui seu domicílio em um município. Parte de nossos entes queridos, como familiares, amigos, colegas, também vive em nossa cidade domiciliar. A qualidade de vida dos citadinos está diretamente ligada à qualidade da gestão e das políticas públicas e sociais desenvolvidas pelos poderes legislativo e executivo municipal. Isto é, tudo deriva das boas ou más escolhas da maioria dos eleitores. Votar é um ato que exige de cada eleitor lucidez, senso crítico, comprometimento e responsabilidade com o coletivo. Valorize seu voto, faça-o valer positivamente como poder transformador para sua cidade. Reflita! Questione e questione-se:

Quem são seus candidatos a prefeito e a vereador? Por que eles merecem seu voto? Seus candidatos representam o avanço político e social de sua cidade? Eles conhecem a realidade de seu município? São programáticos, ou seja, têm propostas realmente efetivas, aplicáveis, desenvolvimentistas, autossustentáveis e de inclusão social? Possuem espírito público?

Apenas o voluntarismo talvez não seja suficiente, sobretudo no mundo atual, para resolver problemas e desenvolver políticas realmente construtivas e complexas. Pense bem nisso e vote conscientemente. Lembre-se: seu voto é secreto, pessoal e intransferível.

Comentários