Silvino Castro pede transparência de associação que realiza Festival do Chocolate em Ribeirão Pires


Na última sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, o vereador Silvino Castro (PRB), subiu a tribuna para falar sobre o convênio da Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola) com a Prefeitura referente o Festival do Chocolate que é um dos carros chefes no quesito turismo na cidade. Na ocasião os vereadores tinham acabado de votar o convênio entre as partes, e a maioria decidiu favorável. Silvino pediu transparência no contrato da associação com o executivo.

O vereador justificou seu voto dizendo que a principio seria contrário, mas diante do prazo curto para abertura de uma licitação para outras empresas, se viu na obrigação de votar favorável. Silvino disse que não quer atrapalhar o evento, pois a festa já está às portas, mas declarou que o executivo precisa rever a questão do convênio para o próximo ano, já que Aciarp tem a preferência há oito anos e não se sabe os valores arrecadados durante o festival.

A associação é responsável pela locação dos quiosques gastronômicos, e a escolha dos comerciantes da cidade que participarão da festa. Neste ano a empresa ficará com 10% do valor arrecadado com aluguéis, 50% irá para o Fundo de Cultura e os 40% restantes ficam com o Paço mais os lucros do festival. Porém os valores nunca são divulgados, e isso tem causado desconforto entre os parlamentares.

Segundo o vereador Hércules Giarola, o contrato tem seu término em 11 de agosto, o que facilita a abertura de uma licitação para outras empresas no próximo ano. Silvino lembrou que é importante não esquecer a questão, e que os vereadores precisam fiscalizar com atenção para que no próximo ano, não aconteça o mesmo problema, e a votação aconteça com urgência por falta de tempo para novas ofertas de empresas.

O Festival do Chocolate está em sua 9ª edição, e caiu no gosto popular se tornando umas das principais festas do Grande ABC. No último ano a festa recebeu cerca de 312 mil pessoas, durante os quatro finais de semana em que aconteceu.

Outra questão abordada durante a sessão foram os projetos votados em regime de urgência. Silvino pediu que o prefeito Saulo agilize a entrega das propostas, já que as sessões da Câmara de terça passaram para quarta-feira às 10h30, e mesmo assim os projetos têm chegado em cima da hora para votação. 


Assessoria de Imprensa
Vereador Silvino Castro

Comentários