Melhor Prevenir do que remediar

 "Invista na prevenção, não espere a doença chegar; A saúde preventiva faz bem às pessoas"               

Historicamente os homens sempre foram os mais descuidados com a saúde em comparação com as mulheres. Especialistas explicam que isso vem desde os tempos da caverna, onde o homem se imagina indestrutível e imune às doenças. Mas sabemos que não é bem assim, atualmente os números estão alarmantes para o número de mortes do sexo masculino causada por doenças que poderiam ser evitadas com um diagnóstico precoce. Chegamos assim ao objetivo da campanha e a explicaremos agora. Vamos lá!
Inspirado no Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico preventivo do câncer de mama, surgida nos Estados Unidos no ano de 1997. O Novembro Azul teve início seis anos depois na Austrália, com o objetivo de incentivar os homens a cuidar mais da saúde, principalmente para a segunda doença que mais causa vítimas do sexo masculino: O câncer de próstata, ficando atrás somente do câncer de pele. O câncer de próstata é um dos dez mais comuns no mundo e o de maior caso entre os homens. O Instituto Nacional de Cancêr, o INCA, divulgou que só no ano de 2010 foram 12.778 mortes. Mas você sabe o que é câncer de próstata?

Câncer de próstata – o que é?

Primeiro precisamos entender que próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto, que só o homem possui. O câncer ocorre quando as células da próstata se multiplicam descontroladamente, sofrendo mutações e se transformando em um tumor. Os sintomas mais comuns são a dificuldade de urinar e alteração da frequência de idas ao banheiro, dores na bexiga e diminuição na força do jato. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com 45 de idade em diante realize anualmente o exame do toque retal, o mais eficaz para diagnosticar qualquer alteração da próstata. 
 E deixar esse preconceito antigo de lado, mas você que ainda não tem a idade recomendada e não precisa fazer o exame frequentemente, incentive seus amigos e familiares, converse, explique e isso também vale para as mulheres fazerem. Lembrando que cuidar de sua saúde é um modo de demonstrar seu amor pelas pessoas que convivem com você.
Já ligou para seu pai, marido, avô, amigo ou já marcou sua consulta? Não perca tempo, participe da campanha e vamos lutar para impedir que esse mal leve nossos entes queridos.
Fonte: Como Fazer.Etc. Br.

Comentários