A obra transformadora do Espírito em nós!

Amados, não estranheis O fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando (1 Pe 4:12-13 )
Apesar de não termos o Senhor Jesus conosco em carne, tampouco Seus doze apóstolos, podemos receber as verdades na linha da vida, a mesma que eles receberam diretamente do Senhor, principalmente por meio dos escritos de Pedro e João. Para recebê-las como Espírito e vida precisamos tão somente estar no espírito. Hoje o Senhor Jesus é o Espírito (2 Co 3:17) que habita em nós (Rm 8:9-11). Quando invocamos o Seu nome, estamos no espírito e nele ganhamos vida, pois Ele é o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b).
Em seus escritos e baseado em suas experiências de vida, o apóstolo Pedro nos descreveu que a obra transformadora que está ocorrendo em nós tem dois aspectos: um deles é que o Senhor nos purifica, eliminando a velha vida e natureza caída que herdamos de Adão (1 Pe 1:22-23); o outro aspecto é que a vida e a natureza de Deus, uma vez existindo em nós, podem ser aumentadas e nos fazer entrar no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 1:3-11).
O apóstolo Pedro experimentou esse crescimento porque negou bastante a si mesmo. Antes ele tinha uma vida da alma muito forte, porém, por meio de muitas provas de "fogo", ele foi transformado. Por isso ele disse em sua primeira epístola: "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo" (1 Pe 1:6-7).
Segundo sua experiência a obra transformadora do Espírito em nós é como a purificação do ouro: ela acontece por meio de alta temperatura. Assim como o ouro, que, quando colocado no cadinho, por ser mais pesado, vai para o fundo, deixando as impurezas à tona, nossa alma também possui muitas impurezas, herdadas de Adão, que se manifestam quando passamos por provações e são facilmente removidas quando nos arrependemos. Assim o valor de nossa fé é confirmado e somos transformados pelo Espírito.
Especialmente quando servimos na vida da igreja podemos ver o quanto a vida da alma, nosso ego, se manifesta. Contudo, porque amamos o Senhor, sempre que nos voltamos ao nosso espírito, Ele nos ilumina. Isso produz um constrangimento interior que nos leva a orar e a nos arrepender perante Ele. Dessa maneira, o Espírito do Senhor, que habita em nosso espírito e é fogo consumidor, pode eliminar as impurezas da alma, do nosso velho homem e do nosso ser natural.
Como ministros da nova aliança, devemos desenvolver uma maior sensibilidade para discernir quando servimos pela vida da alma e, ao sermos iluminados pelo Senhor, imediatamente nos arrependermos. Agindo assim, mais da vida e natureza divinas poderão ser dispensadas a nós.
Mensagem Pastor Silvino Castro - #CONSELHEIRODAFAMILIA

Comentários