DICA DE SAÚDE: COMO PREVENIR "LER/DORT"

 Lesão por esforço repetitivo, ou LER, é o nome dado à síndrome causada pela execução de tarefas repetitivas e contínuas, como digitar, fazer tricô, jogar tênis ou dirigir. A postura incorreta durante a execução das atividades cotidianas também pode levar ao surgimento de lesões que estão relacionadas, principalmente às atividades ocupacionais.

 

Sintomas
Digitação é uma das principais causas de LER.Os sintomas que caracterizam a doença são: dor nos braços, dor nos dedos ou em outros membros afetados, dificuldade de movimentação, formigamento, falta de força e baixa sensibilidade. Vale ressaltar que os primeiros sintomas podem aparecer somente muitos anos após o início das atividades repetitivas.

Tratamento
O tratamento da lesão baseia-se no uso de anti-inflamatórios para reduzir a dor, além de repouso da atividade causadora. Terapia ocupacional, alongamento e, até mesmo, acupuntura são terapias alternativas que podem auxiliar neste processo.

Prevenção da LER
Mudanças de hábitos são fundamentais para prevenir a síndrome. Durante o trabalho em frente ao computador, o médico aconselha que a cada 25 minutos de digitação, seja feita uma parada de cinco minutos para aliviar a tensão. Manter a planta dos pés no chão e a postura ereta e beber água ao longo o dia, bem como espreguiçar-se e levantar a cada hora são boas medidas de precaução. “Em relação à postura, uma dica importante é que a parte interna do joelho não toque a cadeira, para não afetar a circulação sanguínea”, finaliza o médico.


VEREADOR SILVINO CASTRO - #Asuamãoamiga#

Comentários