OS IRMÃOS FIÉIS PRATICAM A FÉ, O AMOR E A ESPERANÇA!

Quando escreveram aos colossenses, Paulo e Timóteo endereçaram a carta aos irmãos que são fiéis (Cl 1:2). Como saber se temos sido fiéis? Para isso precisamos praticar os três itens mencionados nos versículos 4 e 5 – a fé, o amor e a esperança. Havendo fé, sem dúvida alguma teremos o amor para com todos os santos e, ainda, uma viva esperança (1 Pe 1:3).

Hoje Deus nos colocou no viver da igreja. Embora tenhamos iniciado como crianças, como nos é dito em Gálatas, esses três itens têm sido pouco a pouco trabalhados em nós. Fé não é simplesmente o ato de acreditar ou se esforçar para acreditar em algo, mas é o próprio Senhor Jesus (Rm 10:8). Muitos dizem que acreditam em Deus, mas somente isso não é suficiente. A fé é produzida em nosso interior pelo Espírito que recebemos e pela palavra de Cristo (10:17). Assim, à medida que invocamos continuamente o nome do Senhor e mantemos contato com a Palavra de Deus, a consequência será o crescimento da nossa fé.
A fé é o primeiro item da vida cristã e possui relação com o espírito humano. Por ouvir a Palavra, cremos no Senhor Jesus e em Sua obra redentora, e o nosso espírito foi salvo, ou seja, fomos salvos pela fé, não pelas obras que fazemos (Rm 10:17; Gl 2:16; Ef 2:8-9).
Por outro lado, nosso viver com os irmãos deve ser baseado no amor de Deus. Tal amor nos leva a cuidar uns dos outros e também se manifesta no cuidado exercido pelos tutores e curadores mencionados em Gálatas 4. Em Colossenses 1:4 vemos, ainda, que esse amor é para com todos os santos, isto é, não escolhemos os irmãos para amar nem amamos apenas os que nos parecem amáveis. Pelo contrário, o amor de Deus é sempre abrangente e inclusivo (Jo 3:16).
Além da fé e do amor de Deus, temos todos uma mesma esperança, que está preservada nos céus para nós (Cl 1:5). Essa esperança é crescermos em vida e reinarmos com Cristo no mundo vindouro, e está baseada na promessa de Deus contida em Hebreus 2:5: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando”. Nosso viver diário deve sempre se apoiar nestes três itens: a fé para com Cristo Jesus, o amor para com os irmãos e a esperança de governarmos com Cristo o mundo que há de vir.

Pastor Silvino Castro _ #Conselheirofamiliar#
 

Comentários