O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a filiação, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:3-5).

A igreja é o Corpo de Cristo. Ela é composta de filhos do Altíssimo, aqueles que receberam a vida e a natureza de Deus. Isso não é um título, e sim uma realidade. A vida de Deus está dentro de nós. Agora Seu desejo é aumentar o nível de Sua vida em nosso interior; quer infundir-nos com a “tinta azul” celestial, de modo que não sejamos de cor azul clara, mas de um azul intenso.
A maneira como se dá o acréscimo da vida de Deus em nós é apresentada em 2 Pedro: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, [...] nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (1:3-7). O desejo de Deus é que haja progresso em nossa vida espiritual. O último estágio é o amor ágape, mas, se há desentendimento entre irmãos e casais, isso indica que ainda falta amor fraternal.
Nossa meta é chegar ao amor ágape, pois “seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”(1 Jo 3:2b). Quando isso acontecer, Deus terá Seus muitos filhos. Antes, havia apenas o Primogênito de Deus; agora muitos estão sendo gerados e outros crescendo a fim de se tornarem a imagem de Cristo. Em Gálatas 3:27 lemos: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes”. Ao olhar para nós, Deus não quer ver pessoas imaturas, mas pessoas que vivem Cristo (2:20).

Para que isso ocorra, toda a Trindade divina se dispensa a nós como vida e natureza. O dispensar do Pai consiste no fato de Ele ter nos escolhido antes da fundação do mundo, nos predestinado para a filiação, e determinado que fôssemos Seus filhos. Por sermos pecadores, Deus, em Sua sabedoria, enviou Seu filho Jesus Cristo para realizar a redenção por nós. Esse é o dispensar do Filho, por meio da obra do Senhor na cruz: obtivemos redenção e perdão de pecados, e Ele, como Espírito que dá vida, entrou em nós e habita em nosso interior.Por fim, há o dispensar do Espírito, onde fomos selados com o Santo Espírito da promessa. Toda vez que agimos com atos de justiça, o Espírito nos sela, aprova o que fazemos. Além disso, ele é o penhor da nossa herança, a garantia do resgate de Sua propriedade. Ele é o antegozo da promessa. Quando o Senhor voltar, receberemos a totalidade da promessa. Aleluia!
Pastor Silvino Castro.

Comentários