
Embora a tuberculose seja tratável já faz muito tempo, seu tratamento é longo e importante saber que mesmo que os sintomas não sejam percebidos é importante ainda prosseguir com o tratamento porque mesmo assintomáticas ainda podem ser transmissores da doença. Por isso é importante não parar com o tratamento.
Infelizmente por essa questão as bactérias tem se tornado mais resistentes aos medicamentos o que prejudica o trabalho para erradica-la e levando muitas pessoas a morte. Uma estratégia muito importante no controle da doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é o tratamento supervisionado, que é acessível em todo o Brasil. O tratamento consiste na supervisão do consumo do remédio por um profissional de saúde que acompanha o tratamento na residência ou no posto de saúde. Durante o tratamento são oferecidos alguns benefícios como o vale transporte, cesta básica e lanche durante a permanência na unidade de saúde. A estratégia tem dado bons resultados para a redução do numero de abandono do tratamento. Aqui no Brasil os medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo serviço público (SUS).
Diagnostico
A tuberculose é contagiosa e é causada por bactéria que afeta, sobretudo os pulmões. O infectado costuma apresentar tosse seca com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, palidez, rouquidão, febre. Ao apresentar esses sintomas aconselha-se ir à unidade de saúde mais próxima para fazer o teste do escarro.
A amostra do escarro, obtida por meio da tosse forçada é o
método principal para identificar a bactéria causadora da doença, cujo método é
simples, rápido e de baixo custo e seguro.
Comentários
Postar um comentário