Dia 25 de Novembro: Dia Nacional do Doador de Sangue: "DOE VIDA, DOE SANGUE"


Você sabia que hoje, dia 25 de novembro é considerado o dia Nacional do Doador de Sangue? 

A data é celebrada como parte de uma campanha que tem por objetivo, conscientizar e informar sobre a importância de ser doar sangue. Uma única pessoa que doa pode salvar até três, e é uma ação que dura um pouco mais de 1 hora.  A doação é rápida e segura e a maioria pode realizar, no entanto, se compararmos com a quantidade de sangue nos hospitais o país ainda tem muito que melhorar. Há milhões de pessoas que poderiam ajudar e todos se beneficiariam, já que é algo que todos podem necessitar algum dia.  Embora sejam enormes, os avanços da ciência, ainda não existe um substituto para o sangue. É preciso ampliar e fidelizar o número de doadores. 

A doação não é um procedimento doloroso. É relativamente rápido. O sangue é coletado por uma agulha, estéril nova, que é utilizada uma única vez e depois descartada. É um procedimento padrão nos bancos de sangue e hemocentros de todo o país. Cerca de 450 ml de sangue, ao ser coletado possuem diversos componentes (hemácias, plasma e plaquetas) que apresentam vários tipos de usos para os mais diferentes pacientes de acordo com a necessidade individual de cada um.  Além disso, o sangue é fundamental para o tratamento de diversas enfermidades. Alguns exemplos estão os casos de pacientes com hemofilia; são necessárias mais de 1.200 doações de plasma para trata-lo. Também há pacientes portadores de deficiência imune primária, onde são essenciais mais de 130 doações de plasma, presente no sangue.  Por isso sua doação é muito importante. 


Para ser doador: 

• Homens e mulheres;
• É necessários ter peso mínimo de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis;
• O doador deve estar descansado;
• Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
• Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores á doação e não estar em jejum;
• Para doar, entre em contato com um dos hemocentros ou bancos de sangue espalhados pelo país. 
• Existem muitos hospitais que realizam campanhas de doação de sangue. Na rede pública de saúde, poderá encontrar mais informações sobre os locais de doações mais próximos de você;
• As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
• Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.

Saiba! Cada ato voluntário é uma ação heroica que salva vidas.  Dê esperança, dê amor, doe sangue. 



FONTES:



Comentários