DEZEMBRO MARCA INÍCIO DA CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE. #CONTROLEOSOL

Neste mês de Dezembro uma campanha muito importante tem inicio e diversas pessoas, dentre elas, celebridades do mundo artístico tem abraçado a causa. Trata-se do “Dezembro Laranja”. A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia foi lançada neste inicio do mês por se tratar ser a época que marca o início do verão, e, portanto a data ideal para conscientizar quanto aos perigos à exposição excessiva ao sol e à prevenção e o combate ao câncer de pele. Com a iniciativa, busca-se espalhar para população, e logo, para você leitor o valor dos cuidados com a pele e o uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância de exames periódicos para o diagnóstico precoce param se evitar danos maiores e mutilações causadas pela doença. 

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e a estimativa é que corresponda a 30% de todos os tumores malignos registrados.  O tumor é provocado pelo crescimento desenfreado de células cancerígenas na região que compõe a pele. Existem os carcinomas que são os tipos que dispõe de mais formas de tratamento e de baixa letalidade e, portanto, pode ser curado mais facilmente, e o melanoma, o mais letal e agressivo com altas taxas de mortalidade, porém curável se quando o diagnostico é feito logo no início. 

AS CAUSAS.

 

A radiação ultravioleta emitida pelos raios solares é principal causa do aparecimento de tumores na pele, por isso o perigo em se expor excessivamente ao sol. Também está associado ao câncer de pele o uso de câmaras de bronzeamento.

O DIAGNÓSTICO.

 

Somente um médico dermatologista tem condições de identificar a doença, mas existem alguns detalhes que podem ser observadas como lesões na pele, pintas que mostram mudanças de cor ou texturas na pele e feridas que não cicatrizam. Quando houver esses sintomas vá ao médico urgentemente.

E neste verão previna-se. Evite se expor  demais ao sol e use sempre o protetor solar. 

FONTES. 

Comentários