BRASIL! UM DOS PAÍSES COM MAIOR COMPRA E CONSUMO DE AGROTÓXICOS. UM ALERTA SOBRE OS IMPACTOS NA SUA SAÚDE.

Os agrotóxicos representam uma ameaça real a saúde da população
Saiba que 5,2 quilos de agrotóxicos por ano é o equivalente anual de consumo por habitante em nosso país. Um dado alarmante levando em consideração o perigo a que todos nós estamos expostos todos os dias. Mas afinal você sabe, de fato, o que significa “Agrotóxico”? 

Popularmente são conhecidos como “veneno”, “remédio” ou mesmo um termo mais amigável como “defensivos agrícolas”. De fato o são, mas a definição mais precisa é que são produtos químicos usados no combate às pragas (insetos ou outras plantas, também conhecidos como Inseticidas e fungicidas). Seu uso pode ir tanto ao processo de produção, no armazenamento até mesmo para a conservação de produtos contra estas mesmas pragas, ou seja, os alimentos que tantos humanos como para os animais (bovinos, suíno, avícolas) que no fim acabamos consumindo. O grande problema é que acabamos por consumir parte deste “veneno” e isso representa uma grande ameaça a saúde de todos. Muitos desses resíduos ficam nas frutas, legumes e verduras e nas carnes dos animais que consomem as plantas que contém esses mesmos agrotóxicos. 

O uso de agrotóxicos vem sendo administrado de forma livre e indiscriminada no Brasil que é um dos maiores compradores/ consumidores do mundo. Calcula-se que um terço dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros está contaminado por agrotóxicos o que nos coloca como líder do ranking mundial de consumo. E o setor de venda desses produtos cresceu 190% (segundo dados da ANVISA) nos últimos dez anos. Um dado preocupante se levarmos em consideração o terrível malefício que causa em toda a população. 

Além de causar altos índices de poluição ambiental também são responsáveis por intoxicações humanas principalmente para os aplicadores já que muitos não utilizam os equipamentos necessários para a segurança. Essa mesma intoxicação acontece por contato direto, como no preparo e manuseio desses produtos pela comunidade rural, ou indiretamente como por contaminação da água, do ar, solo e principalmente por alimentos contaminados. E as doenças decorrentes dessa exposição já vêm representando um grande problema de saúde pública.  Vale destacar que seus efeitos prejudiciais podem passar por mais de uma geração. Segundo relatórios do instituto nacional do câncer (INCA) dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer. E não para por aí. Em apresentação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) o presidente da Associação mundial de Nutrição e Saúde Pública, Fábio da Silva Gomes, disse que “a presença de resíduos de” agrotóxicos não ocorre apenas em alimentos in Natura, mas também em muitos alimentos processados pela indústria como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas dentre outros que utilizam em seus ingredientes o trigo, o milho e a soja. A associação Brasileira de Saúde coletiva (ABRASCO) que integra o CONSEA tem construído um verdadeiro “dossiê” contendo evidências científicas e a relação direta entre o uso de agrotóxicos e problemas de saúde, dentre eles, o câncer. 

Sintomas:
Os sintomas em geral podem afetar o consumidor final e principalmente os trabalhadores rurais que possuem contato direto com o produto. O envenenamento gradual por agrotóxicos está relacionado ao seu consumo nos alimentos. Vejamos alguns sintomas:

Intoxicação Aguda: cefaleia, náuseas, vômitos, dor abdominal, irritação/ardência nos olhos e pele, opressão torácica, tontura, crises de asma, diarreia, sudorese  e salivação intensa, visão turva, dificuldade respiratória, convulsões, entre outros. Pode ser leve ou grave (chegando ao coma e morte) dependendo  da quantidade absorvida.

Intoxicação crônica: cefaleia, nervosismo, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, depressão, hemorragias, impotência, formigamento e fraqueza nas pernas, paralisias. Geralmente acarreta danos irreversíveis, podendo provocar câncer, alterações hepáticas, urinárias, pulmonares, renais, cardíacas, genéticas e defeitos de nascimentos entre outras.

Cuidados: 

Muitas entidades e movimentos têm trabalhado para diminuir o uso excessivo de agrotóxicos. Porém podemos fazer nossa parte para proteger nossa casa e diminuir o consumo. Embora com a justificativa de defender a produção contra pragas esses produtos são perigosos e representam ameaça a saúde de todos se não forem regulados corretamente. No dia a dia há ações que podem ajudar, e muito, a reduzir o consumo desses agrotóxicos. 


Não lave os alimentos logo quando chegam do supermercado. Na temperatura ambiente o alimento tende a absorver a água da lavagem, já que o líquido está na mesma temperatura. Trata-se de um fenômeno físico chamado Uptake, e isso acaba levando o veneno que estava na superfície ou casca para o interior do vegetal.

compre na farmácia tintura de iodo a 2% e proceda da seguinte forma. Para cada litro de água misture aproximadamente 5 ml da solução. Depois coloque dentro dessa água os legumes que deseja descontaminar. Deixe em local protegido da luz por aproximadamente uma hora. Feito isso basta enxaguar. Ações como essa podem reduzir consideravelmente a quantidade desses agrotóxicos dos alimentos e, portanto ficam mais saudáveis.

Prefira os alimentos da época.

Tire as folhas externas das verduras.

Retire a gordura das carnes e a pele do frango. Substâncias tóxicas se acumulam mais nos tecidos gordurosos. 

Dê preferência a produtos regionais. Alimentos que percorrem longas distâncias, como os importados ou de outros estados, normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem um nível ainda maior de agrotóxicos. 

Em sua opinião, o que pensa sobre os agrotóxicos? Quais medidas deveriam ser tomadas para evitar que a situação piore? Sua opinião é muito importante. Deixe seu comentário abaixo. 



FONTES: 

POSICIONAMENTO DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA ACERCA DOS AGROTÓXICOS.



Estudos apontam relação entre o consumo de agrotóxicos e o câncer (ANVISA).


Outras referências.


Revista Viva Saúde e Saúde é Vital.
 
 

Comentários