Praticar atividades de raciocínio, socialização e jogos além de exercitar a mente pode ser muito útil para diminuir o declínio mental.


Já é consenso sobre os benefícios desses tipos atividades.
Nesse estudo, publicado este mês, os pesquisadores não estabeleceram uma ligação definitiva mas, é claro, que os resultados apontaram que estar com a mente ocupada é bom para a saúde do cérebro.  

Comprova-se um beneficio ainda maior se levarmos em conta, os usuários de computador e aqueles que não possuem uma pré-disposição genética ao Alzheimer. Entretanto, o declínio mental foi menor naqueles que praticavam atividades que estimulavam o pensamento, raciocino lógico dentre outros. Mesmo jogos simples que qualquer pessoa pode ter acesso ao invés de programas caros de computador para esse fim. É o que afirma Yonas Geda, um dos autores do estudo e neurologista da unidade da Mayo Clinic em Scottsdale, Arizona, nos Estados Unidos. 

Atividades simples do dia a dia, quando praticadas com certa frequência podem prevenir contra o declínio mental, mesmo depois dos 70 anos.

Esse estudo apontou cinco atividades diferentes: uso de computador, atividades como xadrez ou baralho, ir ao cinema, ler livros e a socialização. O teste foi feito com quase dois mil participantes com avaliações de exames mentais a cada 15 meses durante quatro anos. Como se suspeitava, as pessoas que participavam de alguma atividade descrita, acima, apresentaram, segundo dados, 20% a 30% menos chances de ter algum comprometimento mental do que aquelas que não praticavam as atividades.  

Xadrez: Uma atividade muito útil para o cérebro.
Portanto se você costuma ter uma vida um pouco mais sedentária, exercite-se. Converse com amigos, leia livros, vá ao cinema ou desafie-se com alguma atividade de raciocínio lógico, de preferência com amigos e parentes, ao menos, uma vez por semana. Pode não parecer nada, mas acredite: você sentirá os efeitos benéficos e poderá ter uma terceira idade com mais qualidade de vida. Além de uma mente cada vez mais saudável.  

FONTES:


Comentários