VEREADOR SILVINO CASTRO (PRB): "EXISTE UM DITADO POPULAR MUITO USADO ANTIGAMENTE". SESSÃO DE 21/02/2017


Existia um ditado popular, muito usado antigamente: - "Quando um burro fala o outro abaixa as orelhas" - Que quer dizer: - Fique quieto e preste atenção. Uma linguagem usada quando alguém está falando, e outra pessoa esta fazendo alguma bagunça ou atrapalhando quando o orador fala algo importante.


Vereador Silvino Castro (PRB) esclarece para os cidadãos Ribeirãopirenses sobre seu pronunciamento na última sessão (21/02/2017). Devido à polêmica gerada por ter chamado a atenção aos que intencionalmente tumultuavam, impedindo o bom andamento da sessão. 


Durante seu Discurso sobre a proposta de lei que altera a o dia das sessões para as quintas-feiras às 14 horas, algumas pessoas desrespeitaram a população e os vereadores com gritos e protestos desordenados impedindo que eles falassem sobre seu posicionamento. Pela fala na tribuna não agradar alguns, esses munícipes, começaram um tumulto, não permitindo sequer que a população em geral pudesse ouvir a justificativa dos vereadores a respeito das suas posições. A discussão entre os vereadores referente ao projeto em questão ficou impossibilitada pelo tumulto. Uma ação que prejudicou um debate saudável, a livre expressão de ideias e, portanto, democrático e os cidadãos que antes de qualquer coisa estavam interessados na atuação de seus representantes eleitos. Ou seja, uma ação arbitrária de algumas pessoas em detrimento dos demais.


Nessa situação o Vereador Silvino Castro (PRB) chamou a atenção dessas pessoas usando um ditado popular: "Quando o burro fala o outro tem que abaixar as orelhas". Uma expressão popular antiga que indica uma exortação para que se tenha educação de ouvir e depois falar.

Para os cidadãos que assistiam à sessão e que não tinham relação com a desordem o Vereador pediu desculpas. Pediu desculpas sim, pelas palavras para quem nada tinham a ver com as atitudes de desrespeito gerada por essas pessoas que exageraram em seus protestos. E o exagero foi tamanho, que ficou descontrolado, ao ponto do presidente da câmara Rubens Fernandes (Rubão) ter que suspender a sessão por cinco minutos e durante esse intervalo a Guarda Municipal  teve que ser chamada para manter a ordem. Mesmo não intervindo no protesto sua presença nessa sessão foi necessária.


Em nenhum momento o vereador chamou alguém de "burro", somente usou de um ditado para corrigir a falta de educação que esses munícipes tiveram com os representantes do povo (vereadores) e com a população em geral.


O vereador se coloca a disposição a qualquer órgão de imprensa e munícipes que queiram esclarecer a respeito desse assunto ou de qualquer outro de utilidade pública.

Abaixo, você confere o vídeo do pronunciamento do vereador. 


Silvino Castro - A Sua Mão Amiga.




Comentários