DIA 02 DE ABRIL. FALANDO UM POUCO SOBRE O DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.


Os pais devem buscar apoio especializado.
Essa data tem por objetivo conscientizar, promover o debate e propagar a informação a respeito do autismo. Esclarecendo a população mundial sobre como lidar e incluir o autista na sociedade, ou seja, derrubando preconceitos. Esse dia foi instituído pela ONU em 18 de Dezembro de 2007. O dia mundial da conscientização do autismo é comemorado no dia 2 de Abril.  

Estima-se que existam cerca de 70 milhões de autistas em todo mundo.

O que é o Autismo?

  
O Autismo entra na mesma categoria de desordens complexas no desenvolvimento cerebral, juntos com outras como: o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, Transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado (PDD-NOS) e síndrome de Aspenger. Todos estes vinculam como um único diagnóstico: o Transtorno do Espectro Autista - TEA (segundo dados do Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica)
 

O autismo, assim como as outras TEA´s se assemelham pela dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. Também pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.

Mesmo que todas as pessoas com TEA apresentam esse padrão de comportamento, isso pode variar de intensidade em cada indivíduo podendo apresentar esses sintomas logo após o nascimento ou
Estima-se que exista 70 milhões de pessoas em todo o mundo
serem sutis e se evidenciarem ao longo do desenvolvimento.

Cada caso é um caso especifico. Alguns por exemplo podem ter dificuldades de aprendizagem mas, de acordo com o caso, poderá ter uma vida relativamente normal, com um acompanhamento profissional menos ostensivo, outros, no entanto, poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida. As pessoas com autismo podem possuir alguma sensibilidade maior no campo sensorial (Isto pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos como visão, audição, olfato, tato e paladar). Detalhes, ignorados por pessoas sem autismo, podem ser facilmente notados por eles. Por isso podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática por ter, dependendo do caso, sua sensibilidade mais desenvolvida que uma pessoa que não apresenta o TEA. Veja alguns exemplos:

A maioria das pessoas com autismo e boa em aprender visualmente;

• Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e a exatidão;

• Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;

• É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos, sejam retidos;

• Algumas pessoas conseguem concentrar-se na sua área de interesse especifico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;

• A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;

• Indivíduos com autismo são funcionários leais e de confiança;



É importante para pais e familiares que convivem com pessoas com TEA conhecerem a respeito, e buscarem ajuda especializada. 



FONTES: 
 

Comentários