Empréstimo consignado. O que é e como conseguir o crédito? Saiba mais aqui.

Independente da vantagem é preciso ser cuidadoso.
Usado por funcionários de órgãos públicos, de empresas privadas conveniadas com bancos e beneficiários do INSS pode ser uma opção na hora de conseguir crédito com um pouco mais de economia e comodidade na hora de pagar. Aqui você saberá como é feito este empréstimo e se de fato ele se aplica a suas necessidades. O crédito consignado é um tipo empréstimo que não está disponível a todos.


É oferecido por bancos e financeiras, porém somente pessoas que trabalham em repartições públicas ou em empresas - que possuem convênio com determinado banco que dispõe desse serviço - além de aposentados e pensionistas do INSS é que podem contratar. As parcelas a serem pagas são descontadas do seu salário ou beneficio do INSS antes do mesmo cair na conta. 

Sendo assim o banco terá uma garantia de que o contratante pagará as parcelas, significando menos riscos para o banco e, portanto fazendo com que os juros sejam menores e por isso mais barato que as outras linhas de crédito como o empréstimo pessoal, cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Mas saiba que, enquanto estiver pagando terá menos dinheiro na conta e não poderá evitar esse desconto no seu pagamento. E a empresa não poderá deixar de descontar do seu salário e caso perca o emprego deverá arcar sozinho com a dívida. Por isso avalie bem antes de contratar. 


QUEM PODE SOLICITAR O EMPRÉSTIMO?


• Aposentados ou pensionistas do INSS.
• Servidor Público. Pode ser requisitado por funcionários públicos municipais, estaduais, federais e militares. Desde que haja convenio entre a instituição e o banco que presta esse serviço.
• Funcionário de empresa privada. Desde que a empresa tenha convênio com o banco que oferece esse tipo de empréstimo. O funcionário pode se informar no RH da empresa e solicitar informações sobre se há algum convênio. 


QUAL É O LIMITE DO EMPRÉSTIMO?


Depende do seu salário. Geralmente a parcelas não podem exceder a 35% da sua renda líquida.


O BANCO FAZ ANÁLISE DE CRÉDITO?


Sim. Mesmo diante da garantia do salário o banco faz uma análise de tudo o que você pagou ou não pagou até agora para então conceder ou negar o empréstimo. 


E QUANTO AOS JUROS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? 


Variam de acordo com o banco. Não existe determinação por lei quanto aos juros. Por isso é importante analisar se o contrato vale a pena.


QUANTO TEMPO LEVA PARA O EMPRÉSTIMO CAIR NA CONTA?


Pode variar de um banco para outro. Porém geralmente conta com uma análise muito rápida e assim, sendo aprovado, poderá cair em 24 horas. 


APOSENTADOS E PENSIONISTAS PODEM PEGAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO SOMENTE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL?


Não. Existem outros bancos que possuem convênio com a Previdência Social. O cliente é livre para escolher o banco com as menores taxas de juros porém, por segurança, o valor só pode ser descontado da conta onde o contratante recebe a aposentadoria. 


É POSSÍVEL FAZER MAIS DE UM CONSIGNADO AO MESMO TEMPO?

As parcelas são descontadas diretamente do seu salário.

Sim, desde que as parcelas somadas não excedam os 35% do salário do empregado - segundo lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003.


O QUE ACONTECE SE EU FOR DEMITIDO ENQUANTO ESTOU PAGANDO PELO EMPRÉSTIMO?


É possível procurar o banco para renegociar as condições de pagamento. Vale lembrar que quando se assina um contrato de empréstimo consignado você autoriza a empresa a descontar até 30% do valor da rescisão para quitar parte do empréstimo. A empresa é obrigada a descontar de você ou ela arcará com dívida. Verifique seu contrato. E não se esqueça de verificar se os 30% que serão descontados cobrem ou não todo o montante e se a divida continuará existindo. Vá até banco para verificar o valor total da divida para não ter uma desagradável surpresa no futuro.



E SE EU MUDAR DE EMPREGO?


A regra não muda. Terá que renegociar a dívida a não ser que a outra empresa no qual irá trabalhar seja conveniado a um banco que também trabalhe com esse tipo de empréstimo. Nesse caso você pode negociar uma transferência da divida. Caso dê certo as parcelas do consignado continuarão saindo do seu salário. 


PRECISA TER CONTA CORRENTE NO BANCO CONVENIADO COM A EMPRESA QUE DESEJO PEGAR O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?


Não. Não é necessário que o contratante tenha conta no banco onde fará o empréstimo. Funcionários públicos e beneficiários do INSS podem procurar diretamente o banco. Já os empregados de empresas privadas, conveniados com bancos que oferecem o empréstimo consignado devem se informar no RH da empresa para saber quais bancos são conveniados e se fazem esse tipo de empréstimo.


E QUANTO AOS JUROS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO


Variam de acordo com o banco. Não existe determinação por lei quanto aos juros. Por isso é importante analisar se o contrato vale a pena.


COM O NOME SUJO É POSSÍVEL FAZER O EMPRÉSTIMO


Sim. O banco pode entender que, pelas parcelas serem descontadas diretamente do seu salário, ele terá uma garantia de que você pagará a divida por ter uma fonte de renda para quitá-la. Principalmente sendo funcionário público ou beneficiário do INSS. 


QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS?


• Juros menores que um empréstimo pessoal.

• Um bom socorro diante de gastos inesperados como os custos de um tratamento ou uma cirurgia, por exemplo.


Gostou da matéria? Curta e compartilhe. 


Silvino Castro - A Sua Mão Amiga.


FONTE:






Comentários