NOSSA VIDA CRISTÃ REPRESENTADA PELA PISTA DE POUSO.


Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus (Ez 11:19-20).

um dos pontos mais importantes para que o avião possa levantar voo é a pista. Sem ela, por mais potente que as turbinas sejam, o avião não vai a lugar algum. E ainda mais, se a pista for construída de qualquer maneira, há grandes chances de ocorrer um acidente.
A construção da pista de decolagem pode ser comparada à experiência de Onésimo. Quando se escolhe o terreno para abrigar a pista, a terra geralmente é inadequada para receber o impacto das decolagens e aterrissagens, precisando ser preparada. Podemos dizer que esse solo representa o nosso coração e, assim como na pessoa de Onésimo, há muitas coisas indevidas que precisam ser tratadas em nós. O primeiro passo é a remoção da terra natural, isto é, das coisas naturais que não servem para o Senhor. Posteriormente, é compactada uma terra de boa qualidade e, ao final, é feita a pavimentação com concreto armado. Não se trata de algo simples, assim como esse grande trabalho de “engenharia” que o Senhor está fazendo em cada um de nós.
Onésimo era um escravo com hábitos rudes e lhe faltavam virtudes humanas básicas, a ponto de defraudar a Filemom. Talvez nos sintamos muito melhores que Onésimo, mas todos temos coisas naturais a serem tratadas pelo Senhor em nosso interior. Alguns têm um temperamento difícil, outros não são diligentes, e, quando essas coisas aparecem, Deus quer mostrar o quanto ainda temos de nosso homem natural. Essas coisas demonstram o que é a nossa natureza caída, por isso Onésimo nos representa. Quando apresentamos o evangelho para outras pessoas é provável que muitas não aceitem de início. Entretanto, assim como Paulo fez com Onésimo, não devemos julgá-las ou desistir delas, pois temos a mesma natureza.
Precisamos orar ao Senhor para que Ele remova tudo o que há de natural em nosso coração (Ez 18:31). De fato, em nosso viver diário, quando todas as coisas se mostram favoráveis a nós, parece que tudo está bem, mas, quando algo dá errado, podemos ver o quanto ainda precisamos ser trabalhados pelo Senhor. Muitos problemas são causados por causa de nossa natureza humana, no entanto não podemos desanimar, pois o Senhor ainda tem paciência conosco. Só há um caminho: nos voltarmos ao espírito. Quando o Senhor nos revelar alguma coisa natural em nós, devemos orar e pedir que Ele mesmo a remova. Assim, pouco a pouco, será eliminado do nosso coração tudo o que não agrada ao Senhor.
Portanto não nos sintamos injustiçados ao sermos comparados com Onésimo. Todos temos algo a ser trabalhado em nosso interior. Basta reparar a facilidade com que perdemos a paciência ou ficamos tentados a criticar algum irmão. Nesse ponto, precisamos da luz do Senhor para nos mostrar todas as coisas inadequadas que ainda guardamos em nós (Sl 36:9). Muitas vezes essa luz vem quando estamos convivendo com os irmãos, por isso é importante estarmos nas reuniões (1 Jo 1:5-7). Quanto mais tempo passamos juntos e servimos com os irmãos, mais oportunidades temos para sermos expostos e tratarmos com os resíduos do nosso ser natural. Por fim, chegará ao ponto em que toda a “terra ruim” terá sido retirada e seremos como aquela pista adequada para receber o avião.( voo rumo a reino de Deus) Essa é a nossa esperança!.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários