DE TIÇÃO À OBRA-PRIMA DE DEUS

A fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão (Rm 9:23).
Ao olhar para nós, Deus sente um forte desejo de nos tornar Sua obra-prima. Efésios 2:10 diz: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. A palavra “feitura” (do original grego poiema), significa que somos a melhor obra, a obra-prima de Deus. Que maravilhoso é saber que Deus trabalha em nós com tanto cuidado e primor. Apesar de todas as manchas, de tudo o que há de ruim e negativo em nós, Deus está trabalhando, limpando, moldando, até que sejamos Sua obra-prima. Esse trabalhar de Deus pode ser comparado ao trabalhar de um oleiro de transformar o barro em um vaso.
Originalmente, fomos criados como obra-prima de Deus, mas, por causa da desobediência de Adão, nos tornamos como um barro sem forma e sem utilidade. Por meio da riqueza de Sua graça, obtivemos Seu perdão pela redenção (Ef 1:7). Em seguida, nós, como barros purificados, necessitamos de Deus, como oleiro, para nos moldar à imagem de Cristo. Jeremias registra o trabalhar do oleiro da seguinte forma: “Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jr 18:3-6).

Da mesma forma, hoje, Deus trabalha em nós. Ele está nos moldando e transformando para que sejamos mais úteis a Ele. Por um lado, o trabalhar de Deus é individual, por isso é tão importante termos comunhão pessoal e íntima com o Senhor. Por outro, Deus aperfeiçoa a Sua igreja, para que ela seja edificada, tornando-se Sua exata expressão na terra. Louvamos ao Senhor por ter restaurado a nossa utilidade. Quem imaginaria que pedaços de madeira queimados e sem nenhuma utilidade poderiam se tornar obra-prima nas mãos de alguém? De certa forma, é o que Deus está fazendo conosco! Essa é a suprema riqueza da graça e da misericórdia de Deus salvando os homens. Aleluia!
Pastor Silvino Castro - #conselheirodafamilia

Comentários