Projetos de Urgência; Posicionamento da Camara e administração atual - Sessão de 17/08/2017.

Momento do vereador Silvino Castro (PRB) na Tribuna.
SESSÃO ORDINÁRIA DE 17/08/2017 – PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR E LÍDER DE GOVERNO SILVINO CASTRO (PRB) – Acerca da administração da Cidade, frente às dificuldades e o cenário atual do país. Também fala sobre o Projeto de Lei para o parcelamento da dívida do município com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Durante os momentos da sessão, houve questões, sobre os andamentos da administração frente às diversas áreas essenciais do município, principalmente a saúde. 

Em seu momento na tribuna, o Vereador Silvino Castro (PRB), elogiou os posicionamentos de diversos membros da casa em pedir esclarecimentos sobre as áreas essenciais para o município, como a saúde, e também destacou os esforços da Administração em equilibrar as contas para pagamentos das dívidas, colocando que o problema não se dá somente no município, mas no Brasil todo.

Acrescentou que Ribeirão Pires foi entregue a atual gestão em uma situação desfavorável, principalmente pela receita do município estar caindo, sendo um desafio frente às despesas.
Explicou que é louvável o compromisso do legislativo com a população em fiscalizar e pedir posições – se colocando como exemplo de que assim como os colegas, também fiscaliza, e cobra – mas que também é importante observar o ano difícil que a Administração da cidade está enfrentando em “Arrumar a casa”. Pontuou as dívidas deixadas anteriormente e os esforços no pagamento em dia das mesmas que ainda estão em vigor. Ilustrou como exemplo, uma empresa, adquirida com dívida. Para que sobreviva no futuro e dê lucros, se faz necessário pagar tudo o que deve. Aproveitou o ensejo para solicitar apoio ao projeto nº 045/2017 que celebra o termo para o parcelamento da dívida do município com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (que foi adiado pela comissão).

Posicionou-se favorável que se tenha sessões com a presença de secretários (sabatina) para sanar dúvidas e para que todos tenham esclarecimentos sobre as dificuldades e os problemas com os serviços essenciais, como a saúde, por exemplo. E finalizou que, assim como os nobres colegas da casa também trabalha para atender as demandas dos munícipes, solicitando informações às secretarias competentes.

Aproveitou também para explicar sobre os projetos que chegam em caráter de urgência. Usou como exemplo o Projeto de parcelamento da dívida com o consórcio para explicar que o termo: Votação de urgência, não é um termo usado para definir um projeto que chega de última hora para ser votado, não dando, portanto, a possibilidade para sua análise como muitos podem pensar. Normalmente um projeto do Executivo passa pela comissão de Justiça e Redação para ser analisado, após, ele passará por duas votações. Quanto o projeto chega em caráter de urgência, ele só precisa ser votado em uma única votação. O projeto citado pelo vereador é o PLE 045/2017 (que foi adiado) que dispõe sobre o parcelamento da dívida da prefeitura com o consórcio do grande ABC. Este, por exemplo, já estava disponível desde terça-feira, porém, por ser urgente, no qual se justifica para acertar as contas do município, se fez necessário tramitá-lo desta maneira, e assim passar uma única vez pela votação.

Saiba mais sobre o Projeto nº 045/2017 – Parcelamento da Dívida – clicando aqui: https://goo.gl/BP5uvq

O vereador também, chamou a atenção para as atitudes de algumas pessoas que se esforçam para dificultar o andamento das licitações. Conforme explicado durante a sessão, toda vez que uma licitação é feita, pessoas fazem questão de direcionar ações contra as licitações para dificultar o andamento dela. O vereador alertou que esse tipo de atitude, vinda de grupos específicos, não prejudica o Executivo, acaba dificultando a entrada de remédio no posto, o andamento de obras de manutenção, ou seja, são prejudiciais para todas as pessoas da cidade.

Abaixo você acompanha os dois momentos de destaque do vereador na tribuna.






Silvino Castro - #Asuamaoamiga



Comentários