ANDAR NO ESPÍRITO EM NOSSO VIVER DIÁRIO

O andar no Espírito é o que faz todas as coisas espirituais se tornarem reais na nossa vida. O Espírito nos dá a graça, a verdade, o amor e a luz de Deus. Além de trazer-nos toda sorte de bênção espiritual, Ele está nos capacitando para que O deixemos agir no viver diário.Se, antes de levantarmos pela manhã, invocarmos o nome do Senhor, gastarmos um tempo com a oração e leitura da Bíblia, exercitando nosso espírito, a graça, a verdade e o amor de Deus nos darão condições para enfrentarmos as dificuldades do dia a dia no espírito.

O exercício do espírito nos ajuda a sermos cuidadosos e não nos embriagarmos com o mundo, representado nesse versículo pelo vinho, pois este pode nos distrair para não fazermos a vontade de Deus (Ef 5:17-18).O Senhor nos encoraja: “Mas enchei-vos do Espírito” (v. 18b). Uma maneira de nos enchermos do Espírito é falando entre nós, cantando os hinos com realidade e exercitando nosso espírito, além das reuniões da igreja, também nas demais áreas de nossa vida cristã (v. 19).

Podemos também encher-nos do Espírito “dando sempre graças a Deus por tudo” (Ef 5:20). Dar graças ao Senhor em vez de murmurar é uma ótima maneira de encher-nos do Espírito. Se em vez de reclamar dermos graças a Deus por todas as situações que nos acontecem, como por exemplo, ao sermos barrados nos semáforos vermelhos quando estamos com pressa, pelo nosso viver matrimonial, pelos nossos filhos, pelo nosso trabalho etc., 

ficaremos cheios do Espírito.“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5:21) é também uma excelente maneira de nos encher do Espírito. Existem muitos cristãos insubmissos que não se sujeitam a ninguém. Precisamos aprender a sujeitar-nos aos irmãos, por isso devemos nos encher do Espírito: 
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor” (v. 22). As irmãs só conseguirão praticar esse versículo se estiverem cheias do Espírito, pois o marido é o cabeça da mulher (v. 23). A mulher não deve submeter-se ao marido somente quando ele é bom, mas porque Deus estabeleceu esse princípio. Por outro lado, no versículo 25, lê-se: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.
Se o marido amar sua esposa desse modo, ela se sujeitará a ele espontaneamente. É o Espírito que nos capacita a viver uma vida familiar harmoniosa.No Espírito, marido e mulher não viverão como inimigos, infelizes, achando que não existe mais amor no casamento. Isso é mentira de Satanás! 
Basta que nos rebaixemos um pouco, nos humilhemos perante ao Senhor e peçamos perdão um ao outro. Com certeza, Deus nos concederá um novo começo. Que o Senhor nos ajude a viver no espírito para que a paz reine nas famílias.
Finalmente, estarmos cheios do Espírito é uma segurança para aqueles que esperam a volta do Senhor. 
Em Mateus 25 lemos sobre as dez virgens que aguardavam o noivo. Cinco eram prudentes, pois tinham bastante azeite nas vasilhas, enquanto as outras cinco eram néscias por terem azeite apenas nas lâmpadas. Quando o noivo chegou apenas as prudentes puderam entrar para as bodas. 
Ter azeites nas vasilhas, significa ser cheio do Espírito. Portanto, o enchimento do Espírito além de nos capacitar para viver uma vida normal na igreja, na família e na sociedade, ainda nos prepara para a volta do Senhor. Que aguardemos nosso noivo assim, cheios do Espírito.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários