OUTUBRO ROSA: CAMPANHA SOBRE OS SINTOMAS E A PREVENÇÃO. TODOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA.


A campanha acontece em muitos lugares do mundo. 
Este mês é muito especial, pois chegamos naquela época do ano em que debatemos intensamente um grande perigo para a vida das mulheres (e homens também, já que não estão totalmente isentos): O câncer de mama. Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual deste mal e a importância do diagnóstico precoce. Claro que focar neste sério assunto nos 12 meses do ano é essencial, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado-os dos demais. 

O câncer de mama.


O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, desde que diagnosticado em sua fase precoce. 

Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, fato que chamamos de metástase. A extensão do tumor determina a forma de tratamento. Assim estimula-se a medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia.

Prevenção.


O auto-exame e visitas periódicas ao médico. Prevenção.
O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame das mamas, hoje em dia, é importante, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.

Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.

Sintomas.


Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início. A partir do momento que começa a ser palpável, pode estar associado a um caroço na mama. Também pode ser representado por áreas de abaulamentos ou retrações de pele. Manchas ou alterações na pele da mama. Ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos são sanguinolentos ou semelhantes à cor da água de geladeira ao descongelarmos o congelador.

Ao contrário dos que muito pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum das mulheres, mas raramente esta associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.

Fatores de risco.


Os principais fatores de risco constituem o sexo feminino, a idade (> 50 anos), história familiar (primeiro ou segundo grau direto) ou pessoal: ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade. 

Geralmente a possibilidade da população geral de desenvolver câncer de mama é de 1 em cada 10 mulheres ao longo de suas vidas, porém outro número a se considerar é que em geral a taxa anual é de 50 casos para cada 100.000 mulheres/ ano. O câncer de mama também acomete os homens, no entanto é raro, representando apenas cerca de 1% dos casos.

A associação de riscos eleva a possibilidade de câncer, mas esta não é uma condição absoluta. É necessário saber que riscos existem, porém deve-se principalmente ficar atento aos cuidados com a mama.

Tratamento.


O tratamento é multidisciplinar. Assim geralmente a mulher será tratada com um cirurgião, um oncologista clínico e um radio-oncologista. A ordem do tratamento depende das condições em que o tumor foi diagnosticado.

No que se refere ao tratamento cirúrgico pode-se retirar toda a mama ou parte dela, da mesma forma que na axila, onde pode-se realizar a retirada de um linfonodo (linfonodo sentinela), ou a retirada de todos os linfonodos. O tratamento depende das características do tumor quando se realizou o diagnóstico. Independente do caso, quem definirá a melhor forma de tratamento é o especialista já que cada caso é um caso em específico. 

O câncer de mama mata milhares de mulheres anualmente. A campanha "Outubro Rosa" foi criada para reduzir os índices da doença, e isso pode acontecer através da prevenção, com exames. Engaje-se nesta luta, afinal, certamente há pelo menos uma mulher que você ama e preza pela sua saúde. Se você é mulher, há mais motivos ainda para se engajar, já que é a sua própria saúde e sua vida. 

Compartilhe  imagens e informações referentes ao Outubro Rosa no seu Whatsapp, Facebook, Instagram e Twitter, afinal, a causa é das mais nobres.

Silvino Castro - #Asuamaoamiga 

Comentários