EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. – O ESTADO DEVE INTERFERIR NA ESTRUTURA FAMILIAR? SOBRE O NOVO MODELO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) .

Não é de hoje, que vemos diversos posicionamentos do estado frente a questões, que antes ficava apenas entre as quatro paredes do lar. Os motivos, alegam, são para promover a tolerância e o respeito. Porém realmente compete ao Estado interferir em questões tão profundas quanto a educação Sexual, promovendo idéias e conceitos (que nem possuem embasamentos científicos) que não são unanimidade na sociedade? Nas linhas seguintes, você, leitor acompanhará essa e uma série de outros questionamentos a fim de que o debate possa ser promovido. Pois o que está em discussão, hoje, são nossos filhos, e as futuras gerações.

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC.

Criada e formulada desde 2016 e até o primeiro semestre desse ano (em sua 3ªversão) tem promovido diversas diretrizes questionáveis sobre os planos e metas para a criança e o adolescente ao longo de sua vida letiva.

Dentre os pontos questionáveis estão a questão da Sexualidade, ou uma meta do que se espera que a criança aprenda ou se oriente no âmbito sexual. Antes, uma tarefa para os pais e hoje o MEC tem tentado colocar isso como pauta importante para ser ensinadas em todos os colégios do país. Algo que desde a construção de toda a sociedade, tem sido uma competência dos pais, se propõe como uma imposição do órgão educacional que tenta autoritariamente interferir em questões familiares.

Foi pensando nestes assuntos, que uma equipe informal e altamente qualificada de técnicos educacionais se empenharam em estudar o modelo BNCC criado, e se dispuseram a propor alternativas, sem interesses mercadológicos, de fundações ou ideologias impostas pela agenda questionável da própria ONU. Essa BNCC proposta por professores e pesquisadores da educação, residentes em estados diferentes da federação e liderados pela professora pós-doutora Viviane Petinelli e Silva (UFMG/Harvard), se empenham em promover audiências públicas não oficiais em vários locais do país para questionar o modelo atual do BNCC, seus criadores e a pressa em aprovar algo que requer uma profunda discussão com participação da sociedade. Esse movimento tem contado com o apoio de parlamentares que dentre os inúmeros reforços, estão para que o BNCC passe pelo Congresso Nacional assim como aconteceu com o Plano Nacional de Educação (elogiável pela discussão aberta junto a população).
BNCC - Você sabe o que estão propondo para seus filhos?

Em resumo o BNCC se torna discutível por colocar sob uma forte meta enviesada, a sexualização, a influência nas escolhas sexuais de crianças e adolescentes e portanto, autoritário diante de uma situação cuja tarefa sempre foi a dos pais. A Base Nacional Comum Curricular jamais deveria ficar a cargo apenas do MEC. Algo tão importante assim (futuro de nossas crianças) é mais profundo, algo que influencia as futuras gerações. Não é algo apenas para ser auto imposto por um órgão (ainda mais quando claramente é influenciando por ideologias, como o MEC). Assim como foi com o Plano Nacional de Educação que passou pelo Congresso Nacional, que promoveu a discussão aberta e portanto, mais democrática a presente proposta visa uma participação mais aberta da sociedade e sem influência de grupos no que tange a assunto que devem competir apenas a base familiar.

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

O vereador Silvino Castro (PRB) e sua equipe em nenhum momento possui ou possuiu qualquer posicionamento discriminatório em questão a escolhas individuais. Porém, em uma sociedade democrática, nada deveria ser imposto, mas discutido junto a população, por se tratar da educação dos nossos filhos e de seu futuro. Todas as famílias do nosso país devem ser esclarecidas, e sua opiniões, que são muito importantes, devem ser ouvidas.

REFERÊNCIAS:

Matéria sobre a Proposta alternativa para o BNCC.
http://deolhonolivrodidatico.blogspot.com.br/

Análise Jurídica: BNCC é inconstitucional e fere o pacto federativo:
https://drive.google.com/file/d/13jEQdhb9KF672tGjSuv2oM0C9Xkfa7R3/view

Nota explicativa das mudanças realizadas na BNCC alternativa:
https://drive.google.com/file/d/1I1LlnT5ZezU0Ov2EN17TIzZWbg165GbE/view

Justificativas científicas e pedagógicas que viabilizam a BNCC alternativa:
https://drive.google.com/file/d/1WnvvDC48QQuLICxnBXWR7cP5QLCHbt-S/view

Proposições curriculares para a Educação Básica:
https://drive.google.com/file/d/1F2Sr8IZiQUvxTsHeFU61lJ9Bfs0MTxHF/view

Proposta de BNCC constitucional com as alterações em relação à BNCC oficial:
https://drive.google.com/file/d/18oq0Cd_MCS4qXN7M7h7bXW8U4MO4lVZn/view

Proposta de BNCC que seja constitucional:
https://drive.google.com/file/d/14HrM0guh3kjz564lk-qTM_AV-S824Mx9/view

BNCC descontaminada, com os comentários:
https://drive.google.com/file/d/12Aw2ydRi6ZT9_PSlbEmr1xBfZg_c_WdO/view

BNCC descontaminada:
https://drive.google.com/file/d/1NfKOhQm85QwqVs8x5sSfcWkyHK9sZuBw/view

Nota Técnica sobre a 3ª versão da BNCC (a mesma versão encaminhada pelo MEC ao CNE):
http://deolhonolivrodidatico.blogspot.com.br/2017/04/a-3-versao-da-bncc-analise-e.html

Carta de apoio do INTESI:
https://drive.google.com/file/d/1ClQFISs7JkZfMoJI_0osvoqArQV-DQXA/view

Relatório da audiência pública na ALEMG contrária à Ideologia de Gênero na BNCC:
https://drive.google.com/file/d/1OhJLDfIYCQbn1wlEjkeURa3GRS0popld/view

Nota de apoio da AECEP:
https://drive.google.com/file/d/1XjNKoWDTLiYfoCWDwusyVgzSXbvr5ohe/view

Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

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