O AVANÇO DO EVANGELHO!

Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho (Fp 1:12).
Ser um apóstolo, um enviado, não se trata de um título que nos faz diferentes dos outros irmãos, nem de algo que conseguimos através do nosso esforço natural. Pelo contrário, o que enfatizamos não é a posição de apóstolo, mas a função que ele exerce de se preocupar e cuidar dos irmãos que Deus lhe confiou, tal como o apóstolo Paulo fazia.

Jesus Cristo foi o primeiro apóstolo enviado por Deus (Jo 5:23). Um enviado por Deus não tem liberdade de falar as suas próprias palavras, porém busca a vontade de Deus Pai (vs. 31-33). O próprio Deus dá testemunho daqueles que Ele envia à Sua obra (vs. 35-36).
Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João apresentam a vida, a obra e a grande salvação que Cristo realizou como enviado de Deus. Em João 7:16 Ele disse: “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou”. Jesus falou apenas o que o Pai queria. Ele nada fez por Si mesmo, tudo que Ele fez na verdade foi feito pelo próprio Deus Nele, porque Ele era a Palavra, o Verbo de Deus. Isso é confirmado por João 6:29: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado”.
O Senhor fez a Sua parte e, além disso, enviou doze discípulos para cooperar em Seu ministério terreno para que o evangelho avançasse (Mt 10:1-2; 19:28). Esses doze apóstolos têm um lugar de destaque em toda a Bíblia. Mas e quanto a Judas Iscariotes? Ele perdeu a sua porção (27:3-5). No livro de Atos vemos que Matias entrou em seu lugar (1:26).
Em João 14:16-17 lemos: “Eu [Cristo] rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. Hoje esse Espírito que habita em nós escolhe a quem enviar. A responsabilidade de designar o apóstolo é do Espírito Santo.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários