A RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E A OBRA DO SENHOR!

Vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo (Fp 1:7b).
Estudo do livro de Filipenses. Ao rever essa epístola, muito nos impressiona como seu tema é atual e aplicável aos nossos dias. Trata-se de uma carta muito viva do apóstolo, dirigida a uma igreja que mantinha doce e íntima relação com ele por ser fruto de seu apostolado no Senhor.

Vejamos a saudação inicial do apóstolo: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora” (Fp 1:1-5). Recebemos muita ajuda ao ver que a igreja em Filipos cooperava de forma absoluta com o ministério do apóstolo Paulo e o assistia sempre que necessário, pois reconhecia sua autoridade. Dessa forma avançavam praticando a direção do apóstolo. Sem dúvida, esse é um modelo para nós hoje.
Paulo prossegue: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo” (vs. 6-7). Vemos uma relação harmoniosa entre o apóstolo e a igreja em Filipos. Este é um importante princípio revelado na Bíblia e modelo que devemos seguir: a obra, representada pelo apóstolo, e a igreja são um e cooperam mutuamente para o progresso do evangelho.
Essa relação nos remete à maneira simples e orgânica pela qual o Espírito dirigiu o apóstolo Paulo quando a igreja em Filipos foi gerada. Conforme registrado no livro de Atos, capítulo 16, ele não foi até os filipenses enviado por uma grande organização, ou amparado por uma grande estrutura, mas como um simples pregador do evangelho, obediente à direção do Espírito (v. 9). À medida que encontrava pessoas em diversas circunstâncias, era usado por Deus para conduzi-las à salvação, introduzindo famílias no viver da igreja.
A igreja em Filipos surgiu de maneira muito singela e se tornou grande apoiadora da obra de Paulo. Embora pobres, os filipenses supriram as necessidades do apóstolo em muitos lugares. Mesmo quando ninguém se preocupava com essa questão, eles enviaram suprimento para as suas necessidades em Corinto e por duas vezes quando esteve em Tessalônica (cf. At 11:29; Fp 4:15-16).
Precisamos aprender com essa relação entre a igreja em Filipos e o apóstolo. De acordo com a Bíblia não há uma separação entre os irmãos que servem na obra do Senhor e os irmãos das igrejas. Há uma única igreja e obra do Senhor e, dentre os santos, alguns são enviados por Ele como apóstolos (At 13:1-3). Portanto não há distinção entre os irmãos que cooperam diretamente na obra e os demais irmãos na igreja. Todos somos membros do Corpo de Cristo, irmãos na igreja e coparticipantes da mesma obra. A obra dos apóstolos é a obra da igreja. Igualmente, as igrejas não podem se isolar, pois estão no mesmo Corpo e na mesma obra. Graças a Deus pela igreja em Filipos e a Epístola aos Filipenses, com um modelo de grande encorajamento para nós!
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários