CRESCER EM VIDA PARA O GOZO DA FÉ!

Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gl 2:20).
Continuando nosso estudo do livro de Filipenses, lemos em 1:20-21: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Todo cristão tem um conflito de duas “pessoas” lutando para viver por meio do mesmo corpo. Uma é a vida do velho homem, o viver na carne; a outra é a vida do novo homem, o viver no espírito. Cristo quer viver em nós, por meio de nosso corpo, mas Ele tem de disputá-lo com a carne, e geralmente o velho homem ganha. Isso acontece porque já estamos acostumados a agir de determinadas maneiras. Desse modo, nosso viver não engrandece a Cristo.
Cristo espera ser engrandecido em nosso viver. Para isso precisamos permitir que Ele vença essa disputa com a carne, com o velho homem. Isso ocorre quando nos voltamos ao Espírito em nosso espírito, o que equivale a tomar a cruz e negar a nós mesmos (Mt 16:24). Quando fazemos isso, nós nos despojamos do velho homem e crucificamos a carne com suas paixões e concupiscências.
Nos versículos 22-25 Paulo afirma: “Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé” (Fp 1).
O apóstolo Paulo tinha uma coisa em mente: que os irmãos desenvolvessem a sua salvação. Ele queria o crescimento dos irmãos. Nosso caminho é o crescimento de vida, desenvolver nossa salvação! Não pensemos que há um atalho, que podemos levar a vida cristã de qualquer jeito. Não, não há atalho! Temos de tomar a cruz dia a dia e crescer em vida ganhando graça sobre graça.
Nós desenvolvemos nossa salvação e crescemos em vida para o gozo da fé. Acaso temos alegria na fé? Ou nossa vida cristã é de murmuração e queixas? Será que encaramos a vida cristã apenas como sofrimento e cruz ou vivemos com alegria? Precisamos ter alegria na fé, irmãos! Se olharmos nossa vida do ponto de vista divino, ficaremos motivados. Cada manhã ficaremos encorajados por tudo o que o Senhor está fazendo, pela esperança da glória, pela edificação da igreja, pela nossa transformação, pelo nosso progresso, pelo avanço do evangelho! Esse é o resultado de permitir que Cristo viva em nós.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários