SOLDADO - ATLETA e LAVRADOR!

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. 
Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.
Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.
Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo. (2 Timóteo 2:1-7). 

O apóstolo Paulo foi um dos maiores formadores de discípulos. O seu maior desejo era que os seus discípulos também formassem outros discípulos, e assim sucessivamente. Quando ele escreveu esta carta para seu discípulo Timóteo, o seu propósito entre outros foi de animá-lo, e fortalecê-lo com suas palavras. 

Quando o Paulo transmite a Timóteo o seu desejo, ele usa aqui a figura de três profissionais:O SOLDADO, ATLETA E O LAVRADOR. Mas o que tem esses três profissionais em comum?

1º - O SOLDADO.
Um homem preparado para a guerra; e uma vez que ele se alistou, o seu único pensamento e desejo era servir bem, tanto aquele que o regimentou, como desempenhar bem essa função. Um homem chamado a dar sua vida a favor de outras; um homem chamado a participar do sofrimento alheio, mesmo que isso lhe custasse a vida. Observe o v3: PARTICIPA DOS MEUS SOFRIMENTOS COMO BOM SOLDADO DE CRISTO JESUS. Soldado deveria está consciente que ele havia sido chamado para entregar de fato a sua vida. Deveria ser um homem submisso ao seu senhor, e um homem totalmente entregue a sua missão. v4. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Observe a seriedade que deve haver na vida de quem deseja ser um discípulo.

2º -  O ATLETA.
Um homem que tem suas convicções de que se ele não se esforçar, de forma alguma conquistará o seu prêmio. Paulo começa o texto dizendo: IGUALMENTE, O ATLETA..., ou seja, o atleta tem em mente os mesmos propósitos que o soldado. O atleta deve lutar segundo as normas. V5. Deus também exige que as normas por ele estabelecidas sejam cumpridas cabalmente. Ninguém pode entrar na obra do Senhor e fazer as coisa de qualquer maneira, e é isso que se vê hoje; pessoas fazendo as coisas para Deus, porém do jeito delas; se esquecendo que; quem determina as regras é o Senhor, e não os homens.
Outra grande qualidade de um atleta é que ele se abstém de tudo o que possa lhe embaraçar.

1ª CORÍNTIOS 9:25-27."TODO ATLETA EM TUDO SE DOMINA; AQUELE PARA ALCANÇAR UMA COROA CORRUPTÍVEL; NÓS PORÉM, A INCORRUPTÍVEL. ASSIM CORRO TAMBÉM EU, NÃO SEM META; ASSIM LUTO, NÃO COMO DESFERINDO GOLPES NO AR. MAS ESMURRO O MEU CORPO E O REDUZO À SERVIDÃO, PARA QUE, TENDO PREGADO A OUTROS, NÃO VENHA EU MESMO A SER DESQUALIFICADO."
Você pôde observar a seriedade desse texto? O que um atleta é capaz de fazer para não perder o seu prêmio? Por isso é que Paulo disse que Timóteo não deveria confiar o que ele havia aprendido a qualquer pessoa; mas sim a pessoas que fossem de fato IDÔNEAS E FIÉIS.

3º - O LAVRADOR.
Um homem de garra, e determinação. Tem esperança, e a certeza que o fruto do seu trabalho, lhe trará um resultado satisfatório pelo seu empenho nele dispensado.  Um homem que trabalha na certeza de que seu trabalho não é vão. Assim também deve ser um discípulo.

1ª CORÍNTIOS.15:58. "PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, SEDE FIRMES, INABALÁVEIS E SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE NO SENHOR, O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO." 

2º. CRÔNICAS.15:7. "MAS SEDE FORTES, E NÃO DESFALEÇAM AS VOSSAS MÃOS,PORQUE A VOSSA OBRA TERÁ RECOMPENSA."
HEBREUS.6:10. "PORQUE DEUS NÃO É INJUSTO PARA FICAR ESQUECIDO DO VOSSO TRABALHO E DO AMOR QUE EVIDENCIASTES PARA COM O SEU NOME, POIS SERVISTES E AINDA SERVIS AOS SANTOS."

O lavrador também é homem de paciência, e sabe esperar em Deus; pois só o Senhor pode fazer brotar o nosso fruto.

TIAGO.5:7. "SEDE, POIS, PACIENTES, ATÉ À VINDA DO SENHOR. EIS QUE O LAVRADOR AGUARDA COM PACIÊNCIA O PRECIOSO FRUTO DA TERRA,ATÉ RECEBER AS PRIMEIRAS E AS ÚLTIMAS CHUVAS." 

Nosso dever como discípulos que somos, é tão somente lançar a semente do Evangelho nos corações; fazer brotar e dar o fruto pertence a Deus.Seja esse discípulo lavrador e espere com paciência no Senhor.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários