RANCOR; O QUE É? POR QUE É TÃO PERIGOSO?

Se sentir maltratado, humilhado, alvo de fofocas, uma brincadeira de mau gosto ou não ser reconhecido ou valorizado. Essas situações são muito desagradáveis mas a forma como lidamos com ela pode fazer a diferença entre superá-las ou desenvolver problemas ainda piores. Emoções negativas mal administradas por nós podem ser altamente perigosas. 

EMOÇÕES NEGATIVAS. 

Pesquisas comprovadas demonstram que pessoas que sofrem de depressão possuem maiores chances de ataques cardíacos do que outras que não sofrem. Ainda sobre emoções negativas, a ansiedade parece também estar ligadas a doenças cardíacas graves que, junto com a hostilidade crônica que pode levar a morte. Nesse grupo pode incluir o rancor, tema central desta matéria.

O QUE É RANCOR? 

O rancor é um ressentimento, uma raiva profunda não expressa, um sentimento de profunda aversão provocado por experiência vivida e portanto, uma emoção negativa causada por algo que sofreu. É provocada quando uma pessoa que, por ter sofrido injustiça, alguma perspectiva frustrada ou a confiança traída, começa a sentir raiva, e um duradouro ressentimento. Dependendo do caso  pode evoluir para um desejo intenso por vingança. 

Este indivíduo começa a remoer o ato sofrido e revivendo os sentimentos negativos, o que vai gerando maior raiva que vai aumentando ainda mais o ressentimento, prendendo a pessoa em um círculo vicioso emocional. Um ser rancoroso dificilmente esquece a ofensa que recebeu, necessitando de muito tempo para perdoar e esquecer. Isso quando o faz. 

Veja como o rancor pode prejudicar sua saúde. Pesquisas realizadas (Witvliet et al.-2002) demonstram algo que pode ser observável em nosso cotidiano: A de que a forma como encaramos determinadas circunstâncias afetam drasticamente nossa saúde emocional e a saúde física. Quando pensamos positivamente, nos colocando no lugar do outro, procurando entender sua dor por trás do ato, – um comportamento mais indulgente – acaba por gerar sentimentos como clemência ou mesmo empatia. Porém ter ressentimentos podem gerar sentimentos de hostilidade, tristeza e perda de controle, além de tensões nervosas, pressão arterial alta, dificuldade para relaxar e ansiedade. 

CONCLUSÃO

Algumas vezes, ter sentimentos passageiros de um certo grau de hostilidade não prejudicará nossa saúde, mas, remoer ofensas, alimentando a raiva sofrida pode ser muito perigoso. Emoções negativas como essa pode causar um desequilíbrio com consequências muito negativas para nosso sistema cardiovascular e imunológico, nos deixando cada vez mais doentes. Embora nem sempre seja fácil perdoar, a sua prática pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem estar. Por isso pela nossa própria saúde física e emocional é importantíssimo decidirmos, de forma consciente (mesmo sendo difícil muitas vezes) a não continuar a alimentar esse rancor pelas coisas ruins que muitas vezes nos acometem. Caso necessite, procure ajuda profissional. 

Nos ajude, curtindo e compartilhando. 
Silvino Castro - #Aserviçodopovo.

Comentários