Se você tem ansiedade, sua mente está agitada ou inquieta, se anda constantemente insatisfeito, possui um cansaço físico exagerado que não condiz com seus exercícios, se costuma sofrer por antecipação a situações não tão críticas assim e uma irritabilidade anormal, saiba, você pode estar sendo vítima da Síndrome do Pensamento Acelerado, que prejudica não só sua qualidade de vida, mas também seu físico. Uma das principais causas desse distúrbio é o excesso de informação, a que somos expostos, hoje em dia. Que por sua vez, gera uma busca constante por ainda mais estímulos, precisando de cada vez mais informações para se satisfazer. Em pouco tempo esse excesso de informações satura o córtex cerebral, produzindo uma mente hiper pensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade”. Esse problema pode afetar adultos, jovens e crianças. Veja mais detalhes abaixo.
Causas
– Ritmo alucinado dos grandes centros urbanos;– Excesso de estimulação (uso de celular, redes sociais, rapidez de informação);
– Excesso de brinquedos acompanhado da falta de atenção afetiva dos pais (crianças);
– Excesso de atividades;
– Excesso de informação;
– Ansiedade devido à pressão escolar ou profissional;
Essa é uma condição moderna que tem origem com o ritmo alucinante das grandes cidades, com overdoses diárias de informações e obrigações que afetam a saúde emocional de uma boa quantidade de gente. Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas.
Sintomas
A pessoa com essa síndrome possui muitos destes, que são:- Ansiedade
- Mente agitada ou inquieta
- Insatisfação constante
- Cansaço físico exagerado
- Despertar Cansado
- Sofrimento por antecipação
- irritabilidade
- Mudança brusca de humor
- Impaciência
- Dificuldade de desfrutar a rotina
- Dificuldade de lidar com lentidão
- Pequenas frustrações causam muito impacto
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Sintomas psicossomáticos: Queda de cabelo; taquicardia.
- déficit de atenção
- Déficit de memória
- Transtornos no sono
Tratamento
Percebendo os mesmos sintomas acima citados, é muito provável que a pessoa seja vítima da Síndrome do pensamento acelerado. Por isso é importante buscar ajuda profissional. Nela poderemos aprender sobre essas distorções, a identificá-las e substituí-las por pensamentos mais adaptativos baseados em evidências. Trabalhando com registros de pensamentos e aprendendo que o fato mais importante, e que faz toda a diferença não é a situação pela qual se está passando, mas sim em como será enxergado e a pensar de acordo a essa determinada situação. Além deste trabalho da TCC (tratamento cognitivo comportamental) com os pensamentos, o paciente aprenderá a importância da respiração (respiração diafragmática), do relaxamento muscular progressivo, a ouvir músicas relaxantes, meditações, exercício físico, dormir mais, mudança de foco, atividades lentas e lúdicas, pintar, tocar instrumentos, ler livros, contemplar a natureza, momentos de lazer. Além da auto disciplina de horários para mexer em redes sociais e celular e a buscar atividades calmas antes de dormir.
Vivemos em um tempo em que definitivamente precisamos ter momentos para desacelerar.
Caso estes sintomas estejam causando incomodo ou prejudicando a sua vida, busque ajuda especializada.
DICAS:
Algumas dicas para viver melhor. Para auxiliá-lo a se prevenir e ter qualidade de vida.
1. Treine sua mente para admirar algo que o dinheiro não compra, como observar seu filho a desenhar ou pintar, abraçar mais, beijar mais, trocar experiências com os filhos, dar carinho a quem se ama.
2. Tenha mais contato com a natureza. Caminhe ao ar livre, admire as árvores e os animais, aprecie o silêncio e o vento no rosto…
3. Faça alguma atividade lúdica. Vale praticar um esporte, ler um livro e contar histórias.
4. Proteja a sua emoção. Não cobre demais os outros (seja marido, sejam filhos ou amigos) nem a si mesma, isso torna a vida angustiante. Não exija demais das pessoas. Ao contrário, elogie mais, aponte as características boas, os pontos fortes de quem está ao seu lado.
5. Aprenda a relaxar. Pare um momento do dia, esqueça tudo ao redor, respire fundo, solte o corpo e esvazie a mente.
6. Perdoe o outro e se auto perdoe.
7. Dê mais risada, não leve a vida tão a ferro e fogo. Sorria!
fonte: http://www.psiconlinews.com/2015/09/sindrome-do-pensamento-acelerado-spa.html
Silvino Castro - #Aserviçodopovo
Comentários
Postar um comentário