DIA MUNDIAL DO COMBATE À MENINGITE (24/04) - PARA SABER MAIS!

Este dia é marcado como o dia mundial de combate a meningite. A data é importante para a conscientização da população acerca dos perigos desta doença  Nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram reportados quase 1 milhão de casos com suspeita de meningite e 100 mil pessoas morreram. A meningite é altamente contagiosa e mesmo quando a doença é diagnosticada precocemente e um tratamento adequado é iniciado, entre 5% e 10% dos pacientes não sobrevivem e acabam morrendo, normalmente, 24 ou 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas. Sem tratamento, até 50% dos casos podem resultar em morte. Abaixo você saberá mais sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção desta enfermidade.

O QUE É? 


A meningite é uma doença, que pode acometer qualquer um em qualquer idade, que se caracteriza quando uma bactéria ou vírus se instala nas meninges – membranas que envolvem o cérebro, – e estas passam por inflamações podendo produzir pus e a infecção se espalhar pelo sistema nervoso central. Existem diferentes tipos de meningite, mas uma das mais perigosas e fatais é a meningite meningocócica. A meningite meningocócica é uma forma altamente infecciosa da bactéria da meningite.

E A TRANSMISSÃO DA DOENÇA?

As bactérias são transmitidas de pessoa para pessoa através de gotículas de secreções respiratórias ou da garganta dos transportadores. Contato fechado e prolongado - como beijar, espirrar ou tossir em alguém, ou morar em quartos próximos (como um dormitório, compartilhar utensílios para comer ou beber) com uma pessoa infectada (um transportador) - facilita a propagação da doença. O período médio de incubação é de 4 dias, mas pode variar entre 2 e 10 dias.

Especialista da saúde, orientam que a meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido a sua capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, os casos costumam ser graves. As meningites bacterianas é mais comum no inverno e meningites virais (Asséptica) no verão. É um problema de saúde pública, já que a meningite, em especial a meningocócica, é altamente contagiosa. Pessoas infectadas pela bactéria meningocócica frequentemente carregam a doença sem a manifestação dos sintomas no início e espalham a bactéria através da tosse e de espirros. Ambientes pequenos e superlotados aumentam o risco de disseminação da doença.

QUAIS OS SINTOMAS E RISCOS?

Meningite Viral:  O quadro das meningites virais é mais leve, mais brando. Os sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que ficam um pouco amolecidas e irritadas, têm febre e se queixam de dor de cabeça. No exame clínico, percebe-se que a nuca está um pouco rígida e que a reação é de dor, quando se tenta dobrá-la. Uma vez que os exames tenham comprovado que se trata de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho como se faz com os resfriados. A maioria das meningites virais é mais benigna e normaliza sem tratamento. 

Meningite Bacteriana: As causadas por bactérias (bactéria meningococo, pneumococo e hemófilo) podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos. Os mais característicos são febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas pelo corpo, sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente. Associada à infecção por outros tipos de bactéria, a meningite por meningococo pode ser fatal em algumas horas. Mas apenas uma minoria evolui com essa rapidez. Na maioria a evolução é mais lenta, o que permite identificar a doença e introduzir sem demora o tratamento. As meningites bacterianas causadas pelo meningococo, pelo pneumococo e pelos hemófilos que podem provocar quadros graves e deixar sequelas, como surdez em um ou nos dois ouvidos, porque a infecção afeta os nervos auditivos, também alterações de percepção e de movimentos ou outras ainda mais graves.

E O TRATAMENTO?

Há diversos antibióticos que podem tratar a infecção, entre eles penicilina, ampicilina, cloranfenicol e ceftriaxona. Em áreas com recursos e infraestrutura de saúde limitados, óleos de cloranfenicol e ceftriaxona são os medicamentos utilizados, já que uma única dose se mostra efetiva contra a meningite meningocócica. 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Vale lembrar que, no dia a dia, entramos em contato com uma infinidade de bactérias, mas pouquíssimas com a propriedade marcante de migrar para o cérebro e causar meningite. Por isso, a maioria das pessoas não desenvolve a doença. Um caso, porém, de meningite meningocócica numa criança justifica a prescrição de alguns medicamentos para todas as pessoas que morem na mesma casa a fim de erradicar as bactérias que estejam eventualmente em sua respiração, já que as da meningite gostam de se alojar no trato respiratório.

PREVENÇÃO:

A vacinação em massa é a maneira mais eficaz de limitar a disseminação da epidemia. Para a meningite por hemófilos, que ocorre em crianças até por volta dos 5 anos, existe uma vacina que já faz parte do calendário de vacinação e é administrada aos dois, quatro e seis meses de vida, sendo feitas depois as doses de reforço.

Referências:


Casos de Meningite no Estado: https://goo.gl/x46hfi

Divulgação
Silvino Castro - #Aserviçodopovo




Comentários