SOMOS TODOS TRÂNSITO: CAMPANHA MAIO AMARELO CHAMA ATENÇÃO PARA AS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES NO PAÍS.

A Campanha Maio Amarelo foi criada para chamar a atenção de todos pelos altos índices de mortes provocados no trânsito todo o ano. Devemos colocar esse assunto em pauta para assim, juntos, mobilizar a sociedade como um todo, falar sobre esse tema que praticamente lidamos todos os dias e propagar o conhecimento afim de que todos possamos ter toda a informação necessária para diminuirmos os acidentes, salvando vidas. 

SOBRE O MAIO AMARELO

Em 11 de maio de 2011, a ONU firmou a década de Ação para Segurança no Trânsito e o mês de maio virou uma data mundial para o balanço das ações referentes ao trânsito realizados no mundo inteiro. A cor amarela simboliza a ATENÇÃO no trânsito e denota advertência, sendo perfeita para nos chamar a atenção para os perigos e estimulando a educação para o trânsito  

A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

DADOS ALARMANTES

• Um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Estima-se que aproximadamente 50 milhões de pessoas sobrevivam com sequelas. 

• São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo.
• Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. 
• Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

CAUSAS DE ACIDENTES

Os acidentes são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas, segundo representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária. Também destacam que 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. Em suma, somos os maiores responsáveis pelos os nossos atos no trânsito. A grande questão é que, além de nos arriscarmos envolvemos outras vidas, marcando-as para sempre por causa das nossas imprudências. É imprescindível ter consciência disso, pois só assim, cada um assumindo sua parcela de responsabilidade no trânsito poderemos reverter o triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo.

ALGUMAS DICAS DE TRÂNSITO

  1. Não use o celular
  2. Respeite as leis de trânsito
  3. Realize manutenções periódicas
  4. Dirija somente quando estiver bem para isso. Portanto, nada de consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. E dirija em boas condições físicas, mentais e emocionais
  5. Tenha cuidado redobrado em condições adversas de clima
  6. Mantenha uma distância segura do carro que vai à frente
  7. Respeite os limites de velocidade
  8. Use o cinto de segurança
  9. Use o Triângulo de sinalização sempre que precisar parar por um período no acostamento. Especialmente a noite. 
  10. Crianças sempre no banco de trás. 
  11. Ao dirigir à noite, os cuidados devem ser redobrados.
  12. Aos Motociclistas: nunca sair sem capacete
  13. Código de Trânsito Brasileiro determina que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, todos são responsáveis pela incolumidade dos pedestres.
  14. Ao pedestres: Não Arrisque! Atravessar, somente na faixa. Essa são algumas dicas. Se cada um fizer a sua parte teremos um trânsito mais rápido e seguro. Colabore! #Somostodostrânsito.
Referências: 


Silvino Castro - #Aserviçodopovo



Comentários