LIDANDO COM PESSOAS TÓXICAS. CUIDAR DO EMOCIONAL É IMPORTANTE PARA A QUALIDADE DE VIDA.


Relacionamentos tóxicos existem e podem nos afetar muito. Pessoas tóxicas são aquelas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia. Sua arrogância é intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Pode acontecer de, ao longo do tempo, conhecermos pessoas, que nos cansam, suga nossa energia e aniquila nossa capacidade de reação. 

Elas são verdadeiras destruidoras da nossa saúde e paz interior, adoecem nossa capacidade emocional e distorcem nossas sensibilidades. Essas pessoas, que acabamos conhecendo a fundo, nos mostram que tudo o que querem é que vivamos sujeitos às suas exigências, sua conversa, seu comportamento e, especialmente, suas emoções nocivas. Essas pessoas não sabem como respeitar e considerar os outros, e os utilizam como marionetes de seu mau caráter e alvos de conflitos externos e internos. Elas não vivem e deixam viver e, portanto, impedem o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que as rodeiam. Isso pode vir de todo o lugar: seja no trabalho; nos relacionamentos ou dentre os da nossa própria casa.

IDENTIFICANDO PESSOAS TÓXICAS


• São mentirosas e manipuladoras.

• Elas vão lhe culpar pelos sentimentos delas, dirão que são seus e não delas. Se estiverem com raiva, te irritarão e depois perguntarão o porquê de estar com raiva.

• Falam continuamente e em excesso de si mesmas, esquecendo-se das pessoas que estão ao redor e assim, alimentando inconscientemente seus egos.

• O discurso delas é sempre construído através de queixas e pessimismo.

• Rapidamente assume o papel de vítima –Vitimismo –. Assumem a atitude de que o mundo está contra elas, não param para analisar as situações que ocorrem ou que elas mesmas geram.
Como uma mania de perseguição.

• São julgadoras da vida alheia.

• São fofoqueiras. Os famosos “leva e traz”. Lembre-se: Quem muito abre a boca para falar dos outros também pode abrir a boca para fala de você.


• Pessoas sem caráter: Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade – trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer.



Em geral eles tendem a nos fazer sentir sufocados e intoxicam nos fazendo sentir vulneráveis; fazer com que fiquemos com raiva facilmente ou que desejemos fugir e largar tudo. Claro que, mesmo sendo a coisa mais certa a fazer, nem sempre podemos nos afastar fisicamente destas pessoas, pois podem, como já citado, ser da família ou colegas. No entanto, se tivermos a possibilidade de tomar distância física, seria melhor para nossa saúde física e emocional.  Mesmo assim, é importante conseguir um distanciamento emocional. Então, o melhor a fazer é começarmos a ter a força para nos mantermos fora de sua capacidade de ação, não permitindo que influenciem nosso comportamento e suguem nossa disposição.

Vale ressaltar que quem tem comportamentos tóxicos não são felizes com a vida que tem. Atitudes que causam infelicidade e “uma vida ruim” podem ser corrigidas, eliminadas e desfeitas, com força de vontade, tratamento e, o desejo de ter paz e conquistar a sua própria felicidade.

SE DISTANCIANDO EMOCIONALMENTE DE ALGUÉM QUE NOS FAZ MAL

Veja algumas das ações que você pode praticar no dia a dia:

Se você já sabe quem te fere emocionalmente, então deu um importante passo.  As reações ou intenções de quem te faz mal se tornarão mais previsíveis. Vale lembrar que nem sempre quem é tóxico se vê como um. Talvez as pessoas ao nosso redor não queiram criar um ambiente desagradável, mas não sabem se relacionar com o meio ambiente de outra forma.

• Pare de dar importância ao que essas pessoas fazem ou falam e não olhe para os problemas que estão te criando, assim terá mais oportunidades de crescimento e tais assuntos não irão tirar sua disposição e autoestima.

• Pare de esperar o melhor destas pessoas.  Esperamos tanto dos outros que somos incapazes de aceitar a realidade como ela é. São coisas que acabam gerando muitas frustrações, nos trazendo um ambiente que é muito difícil respirar. Ter essa “noção da realidade” nos ajudará a alcançar certa indiferença e desceremos dessa prejudicial e estressante, montanha-russa emocional. Isso nos libertará de nossas preocupações; inseguranças que podem ocasionar em estresse e, por causa disso, estimular a perder a calma ou a ter reações desproporcionais.

AFASTAR-NOS DAQUILO QUE NOS CAUSA DOR, NOS APROXIMA DA PAZ.

Não se machuque tentando manter uma boa impressão sobre os outros ou pensando que eles sempre possuem boas intenções. Não dê atenção e aproxime-se daquilo que é prazeroso e lhe traz alegria e ignore o que não lhe traz. Dizem que quando alguém tem a intenção de prejudicar-nos, o melhor que podemos fazer é não dar apreciação; ou seja, não deixar que minem a nossa autoestima e ignorar as mensagens negativas de seu comportamento. 
Ambientes tóxicos e conflitantes têm uma capacidade de contágio devastadora para a nossa saúde. Quanto mais tomarmos distância mais emocional deles, melhor nos sentiremos.

“A vida é muito curta para viver em angústia. Assim, ame as pessoas que te tratam bem e distancie-se daquelas que não o fazem. Sem arrependimentos.”

Divulgação 


Silvino Castro - #Aserviçodopovo

Comentários