VEREADOR SILVINO CASTRO (PRB) É O 1º SECRETÁRIO DA CÂMARA DE RIBEIRÃO PIRES; 1º SESSÃO ORDINÁRIA 2019. SAIBA MAIS.



Nesta quinta-feira, dia 07 de fevereiro, retornarão as atividades da sessão ordinária do ano de 2019. São abertas ao público e é nela que são apresentados e discutidos, os projetos dos poderes legislativo e executivo, bem como requerimentos, ocorrendo também as respectivas votações para aprovação dos mesmos.

Eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2019 / 2020.

Na Câmara Municipal, em sua última Sessão Ordinária de 2018 foi realizada, eleições internas para a nova Mesa Diretora cujos representantes a presidirão por dois anos (fim de 2020). A Mesa é composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º, 2º e 3º Secretários.

Atribuições da Mesa. Saiba mais.

Presidente da Câmara: Em termos gerais, é ele que preside a Câmara, orientando e dirigindo o processo legislativo. Em suma, ele é o responsável legal da Câmara nas suas relações externas sendo administrador e o primeiro na direção de todas as atividades internas. Nas sessões ordinárias, ele zela pela ordem e pelo bom andamento dos trabalhos para o livre exercício das funções democráticas e de expressão, cuidando para que não haja desordem, ou discursos que acabam tomando proporções não pertinentes ou desrespeitosas contra os membros Casa de leis e/ou seus membros. 

Vice-Presidente da Câmara: Membro da mesa diretora. Compete a ele substituir o presidente, na sua ausência, impedimento ou licença. Quando no exercício da Presidência, o vice-presidente também pode exercer todas as atribuições do cargo, incluindo-se aí a substituição do prefeito, nos casos específicos de ordem legal. 

O vice-presidente pode (obrigatoriamente) promulgar e fazer publicar as resoluções, os decretos legislativos e as leis, quando o presidente da Câmara ou o prefeito, respectivamente, não o tenham feito a tempo.

Vereador Silvino Castro (PRB) – É o 1º Secretário da Câmara de Ribeirão Pires.

O vereador terá a tarefa de auxiliador das funções do presidente na inspeção dos serviços da Secretaria. Durante as sessões é de sua atribuição: averiguar a presença dos vereadores, aferindo-lhe quanto aos presentes e ausentes por meio da chamada, ler a ata e as correspondências recebidas pela Câmara, fiscalizar a inscrição dos oradores, assinar, juntamente com Presidente e o 2º Secretário a ata das sessões, redigir e transcrever as atas das sessões internas, assinar os atos da Mesa, assinar juntamente com o presidente as folhas de votação e a leitura das proposições apresentadas pelos vereadores.

2º Secretário: Substituir o 1º Secretário nas suas ausências, licenças e impedimentos, e auxiliá-lo no desemprenho de suas funções plenárias.

3º Secretário: Substituir o 2º Secretário nas suas ausências.

Participe

A participação da população é imprescindível. É de extrema importância para que os cidadãos conheçam os mecanismos de funcionamento do setor público e entendam que, além de direito, trata-se de um dever básico de cada pessoa, na medida do possível, da participação e fiscalização da gestão pública e de seus representantes.

Silvino Castro - #Aserviçodopovo




Comentários